A melhoria da qualidade do ensino é essencial para o desenvolvimento

Educação de Qualidade

0
Professores do Ensino Primário graduados desde 1993
0
Crianças beneficiárias do programa de rede de professores graduados com melhorias escolares
0
Crianças matriculadas nas escolas da ADPP em 2019
0
Membros de rede de professores graduados

Desde a independência em 1975, o Governo de Moçambique tem tratado a educação como um direito fundamental de todos os cidadãos e como essencial para a redução da pobreza e catalisar o desenvolvimento do país. Apesar da educação ter melhorado nos últimos anos, com o aumento das taxas das matriculas e dificuldades em equilibrar a equidade de género, o acesso universal à educação em Moçambique continua a ser um desafio.

Algumas das razões para a fraca classificação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Moçambique estão ligadas ao fraco acesso à educação, bem como às desigualdades em número de anos de escolaridade entre raparigas e rapazes. Assim, apenas 14 % das mulheres adultas atingiram pelo menos o nível secundário, em comparação com 27,3 % dos seus homólogos masculinos.

O trabalho da ADPP na área da educação, começou em 1982, onde os programas de alfabetização e formação profissional estiveram entre algumas das primeiras iniciativas implementadas. A ADPP defende inteiramente o princípio de que o acesso à educação é um direito humano universal. Na promoção deste direito, e em parceria com os órgãos do governo, a ADPP alargou posteriormente o seu programa educativo à formação de professores do ensino primário, o investimento no ensino superior, à expansão dos centros de formação profissional, e ainda às intervenções na primeira infância, continuando simultaneamente com os programas de alfabetização.

A ADPP também está envolvida em projectos de educação para pessoas com deficiência, com enfâse em raparigas, mulheres, órfãos e crianças vulneráveis.

Desta forma, a ADPP garante que “ninguém fica para trás” na educação.

Os programas de educação da ADPP procuram inspirar e complementar os programas de educação pública e trabalhar com instituições do governo para alcançar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – “Educação Inclusiva e Equitativa de Qualidade” e a aprendizagem ao longo da vida.

Noticias na Educação

RELATÓRIO ANUAL

2019

Convidamo-lo a ler o nosso relatório anual 2019