ADPP na Conferência Internacional do SIDA 2020

ADPP_PASSOS Quelimane-2126

Com o tema “Melhorar a detecção de casos de HIV e o início do tratamento entre as mulheres trabalhadoras do sexo-MTS em Moçambique: Resultados de um projecto nas províncias do Niassa, Gaza e Zambézia” , a ADPP vai levar aos participantes da Conferência, o sucesso que está a ter na implementação do projecto PASSOS, implementado em colaboração com o FHI360 e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, USAID.

Enquanto sub-recipiente do projecto PASSOS do FHI360, a ADPP Moçambique é responsável por aumentar o acesso e a aceitação dos serviços de HIV para as MTS em nas 3 províncias, em especial a despistagem do HIV e a inicialização do tratamento.

Antes da introdução das novas ferramentas de despistagem do HIV e do apoio adicional ao início do tratamento, a componente de despistagem do HIV do projecto tinha uma taxa de positividade de 12% (em 2017) e 6% (em 2018) e uma taxa de início do tratamento de 65% (em 2017) e 77% (em 2018) entre as MTS que se descobriram ser HIV+.

O projecto adoptou uma abordagem direccionada para alcançar os grupos de alto risco, tal como profissionais do sexo e comunidades vulneráveis, como camionistas, migrantes, mineiros, meninas e mulheres. O pacote de serviços incluiu várias metodologias e ferramentas de prevenção do HIV, sua ligação a ITSs, consultas de HIV e TB, gestão de parceiros, redução de estigma e apoio à subsistência para os membros das comunidades alvo.

Apesar do país e o mundo estarem a braços um uma crise devido à pandemia do Covid-19 a ADPP tem continuado a trabalhar afincadamente para que os beneficiários dos projectos de saúde continuem a ter o atendimento necessário para a melhoria das suas condições de vida e de saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

RELATÓRIO ANUAL

2019

Convidamo-lo a ler o nosso relatório anual 2019